Agridoce

Ontem, dia 23 de Março, era o dia em que queriamos ter lançado a nova versão do Soccial. E assim tentámos, mas parece que por vezes a realidade gosta de nos trazer à terra(esperem até vos começar a contar sobre todo o percurso de criação do Soccial, dos investidores que me fizeram perder meses, dos roubos de computadores e muito mais!). Mas eu sou do estilo resistente, balanço mas não caio! É a vantagem de ser uma pessoa extremamente otimista, quase que lunaticamente otimista, não acreditasse eu que sem dinheiro, comigo como único developer, uma co-founder e uma estagiária designer, conseguimos mudar o rumo da Internet com uma rede social fascinante que quer quebrar todas as barreiras da informação útil ao dia-a-dia sem nunca perder a parte lúdica, divertida e inspiradora. Pois, estou a falar do Soccial!

Como já tinha dito, ontem era dia de lançar, mas quis a realidade que um bug importante do sistema de segurança SSL da Amazon nos obrigasse a fazer um update à base de dados. Lá começou todo o problema! Passo a explicar, com palavras muito simples:

O processo de lançar o Soccial sem dinheiro obriga-me a ser muito, mas mesmo muito mais criterioso nas funcionalidades que lanço e obriga-me também a manter a base de dados e serviços no mínimo possível para funcionar. O problema é que o Soccial agrega notícias de milhares e milhares de fontes, isto faz com que só a tabela de notícias tenha mais de 10M de entradas! Até aqui tudo bem, isso não causa problema com um sistema bem estruturado como o Soccial. Mas e o update? tem de ser  feito e fazer o update de uma tabela com 10M de entradas demora horas e horas! Depois disso tenho de refazer os indexs – mais umas horas somada ao número de indexs. Podia-vos contar muito mais, mas estou a tentar ser o menos técnico possível, o problema é bem mais complexo do que isto.

indexing

Porém, a parte boa é que este problema não é um problema real, não afeta o Soccial, apenas afeta o tempo necessário para lançar. Assim que os indexs estiverem criados o Soccial vai ficar online e nós vamos anunciar uma pequena prendinha para todos os que acreditam em nós!

Bem, vou voltar ao trabalho senão isto não sai, Até já…

Comments

comments

4 pensamentos em “Agridoce”

  1. Pois … quem tem vindo a acompanhar de perto estes contratempos, pergunta-se: onde é que o Paulo vai buscar tamanho otimismo!
    Mas como ele é um otimista por natureza e acredita no seu projeto, não será, com certeza, este “tão pequeno” contratempo que o fará desistir
    Ora vejamos … Para quando mesmo o lançamento?
    Aguardo ansiosa!

  2. Bem… quem já aguentou tantos contratempos para chegar aqui e não desanimou, nem fraquejou, não vai desanimar agora. Até porque essa palavra não combina nada com a determinação e a confiança que o Paulo tem demonstrado…
    desde o primeiro esboço do projeto! Força Paulo, estamos a torcer por ti e pelo teu projeto. Força Soccial! Força equipa maravilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.