Sobre mim e sobre o Soccial – Parte 1

Cá estou eu mais uma vez! Hoje vou tentar falar um pouco de mim, algo que para mim é muito complicado, mas isto é o meu blog, tem de ser!! E claro, falar de mim é falar também do Soccial…

Eu sou o Paulo Rodrigues, formado em Economia mas web developer por paixão e vá, pode-se dizer por vocação. Sou um completo apaixonado por tecnologia web e, desde novo, um dos meus maiores passatempos é estudar ao pormenor livros técnicos de tecnologia, principalmente tecnologia web e programação. Isso permitiu-me adquirir, ao longo do tempo, domínio sobre um conjunto de tecnologias que me dão competência para criar qualquer projeto que imagine na Internet. Agora até se devem perguntar porque fui eu estudar economia não é? Como eu  já estudava informática naturalmente, quis ir alargar os meus horizontes e até que se revelou boa opção, apesar de ter sido um dos piores alunos do mundo! Confesso que ia fazendo o curso sem grande foco. Estava nas vésperas de exames a criar tecnologia e a fazer trabalhos para clientes! Costumo dizer que se estudasse para economia o que estudava para informática eu só tinha vintes! Porém, hoje ao mesmo tempo que consigo programar a plataforma, consigo também criar e perceber os quadros financeiros do plano de negócios, isso é positivo.

Estou a escrever sobre mim (complicado!), mas vou deixar de lado a conversa do “sou amigo do meu amigo” e essas características subjetivas. Objetivamente, sou uma pessoa alegre, demasiado alegre até! Sou dos que consegue ficar anos seguidos a acordar bem disposto e a deitar-me bem disposto (deitar-me não tanto, porque não gosto muito de dormir!). Sou tímido, mas como tenho um bom controlo do meu subconsciente consigo lidar bem com isso e disfarço-o muito bem. Não sou nada tímido quando tenho que resolver assuntos! Como até já referi, não gosto de dormir! Tento sempre dormir apenas o mínimo que me permita manter a cabeça sã! Para mim seriam suficientes cerca de 4 horas, mas a minha namorada não deixa (ahaha), então tenho dormido cerca de 5:30/6 horas por dia. Como sou uma pessoa muito calma por natureza e raramente stresso, não preciso de muitas horas de sono para descansar.

Agora, falar de mim é falar do Soccial, pois claro! O Soccial é a minha criação, muito provavelmente o projeto da minha vida! O Soccial é também tantas outras coisas que vou ter de vos ir contando aos poucos! Os últimos anos foram quase a 100% focados neste projeto. Vou trabalhando 7 dias por semana, 17 horas por dia e não tiro férias porque acredito que estamos aqui a criar “the next big thing”. Estão tantas, mas tantas horas dedicadas a este projeto, tanto estudo, tanta paixão e dedicação, tantos falhanços que nos tornaram cada vez mais resistentes e experientes sobre como tudo isto funciona e que me deixam à vontade para vos dizer que em alguns anos seremos uma das grandes redes sociais do mundo! Demasiado ambicioso ou ilusório? Apresento-vos mais uma forte característica minha – ambição e uma dose de positivismo e loucura tão grandes que me fazem acreditar que “perder” anos de vida à volta deste projeto vai dar os seus frutos mais cedo ou mais tarde! Uma dose tão grande que acreditei e acredito que podia criar um projeto desta dimensão sem dinheiro e sem grandes meios. Uma dose de loucura tão grande que me aventurei a programar e a desenhar sozinho um “monstro” destes sem deixar de acreditar um único minuto no que estou a criar! E a minha ambição não é ser rico, muito menos é ter poder. A minha ambição é apenas a de fazer uma rede tão apaixonante que me faça acordar todos os dias cheio de vontade de torná-la ainda melhor, o que atualmente já acontece (e que faça também acordar os nossos utilizadores).  Mas hoje não vos vou contar a história do Soccial, fica para outro dia.

A minha vida nas tecnologias começou perto dos 10 anos, quando pouca gente sabia o que era um computador. O pai do meu amigo Nuno trabalhava na IBM e tinha um daqueles computadores com disquetes de 5’15. Eu era fascinado pelo computador! Até que havia para lá uns jogos, feitos com caracteres, mas o que me mais me fascinava era a tecnologia em si. Nessa altura, passava constantemente tardes em casa do meu amigo a explorar o computador. O meu primeiro contacto com a Internet foi através do meu amigo Cirius. Se já era fascinado por computadores, nem imaginam o quanto era pela Internet! Passava lá o tempo que podia, sempre a ler e a aprender e como nunca gostei de jogos comecei logo a virar-me para a programação. A minha mãe percebia, primeiro que eu, a minha vocação e não era muito chata nas horas que eu usava a Internet, no entanto havia uma espécie de limite natural que eu não podia ultrapassar e eu sempre o respeitei. Havia promoções que faziam com que a conta de telefone ficasse 3 vezes mais barata a partir das 19:00, então eu nunca, mas mesmo nunca me ligava antes dessa hora, para poder ficar mais horas da parte da noite nas minhas pesquisas.

Já me estou a alongar muito, vamos ter tempo para falar mais disto (eu e os meus 2 leitores). Vou só partilhar uma fase importante da minha vida. Há muitos anos, eu criei uma aplicação que conseguia procurar num range de IP’s e detetar vulnerabilidades em computadores alheios. A minha aplicação era basicamente um cliente universal de trojan servers (se não entenderam também não é importante). Podia ter usado a aplicação para fazer coisas que não podem imaginar. Eu conseguia ver cartões de crédito, passwords de todos os serviços e tanta, tanta coisa! Porém, o que fazia era entrar no computador infetado e enviava uma mensagem à pessoa para me contatar pelo IRC – nick Mirth, para eu o ajudar a desinfetar-se. Um dos meus grandes amigos da atualidade é uma dessas pessoas que me pedia constatemente “ensina-me a ser hacker” e eu dizia-lhe que ele não ganhava nada em ser hacker e não se aprende a ser hacker, aprende-se a programar, a explorar e a descobrir, ser hacker (no bom sentido) é uma consequência. Tinha ele 14 aos, hoje em dia ele é um engenheiro informático formado no Instituto Superior de Engenharia do Porto e que se juntará ao Soccial assim que tivermos condições financeiras para isso!

O Soccial nasce como fruto desta minha paixão pela Internet, paixão pelo conhecimento e paixão por pessoas! Confesso que me assusta um pouco o rumo da Internet, as pessoas já não acreditam que alguém possa criar algo apenas por paixão, mas até que é fácil perceber a razão! O Soccial é uma rede social grátis e realmente grátis para as pessoas e sei que o grande desafio será mesmo conseguir demonstrar que agradar o utilizador será sempre o nosso principal foco, mas faremos tudo para o conseguir! É por isso que não vamos ter publicidade, para que possamos mostrar sempre a melhor informação possível a cada utilizador, baseado nos seus gostos individuais. Para que possamos também proteger a privacidade de cada um e usar os dados só em seu próprio benefício! Nunca vamos ler mensagens privadas (vamos até encriptá-las), nunca vamos usar estratégias de espiar o utilizador, nunca! Os utilizadores decidem que dados pretendem partilhar na rede. É claro que queremos ganhar dinheiro, mas acredito piamente que agradar o utilizador a 100% vai ser o nosso melhor negócio! Sim, criámos um modelo de negocio espetacular, que consegue ser tão mais lucrativo quanto mais agradarmos os utilizadores! Não acreditam? Fiquem atentos…

Queria dizer por palavras a paixão que tenho por este projeto e quanto ele pode tornar a Internet melhor e melhorar o dia a dia das pessoas e empresas, mas vão ter de esperar pelo lançamento para ver o que fizemos para aqui, garanto-vos que vai valer a pena! Queríamos ter lançado há muito mais tempo mas foram tantos os acontecimentos que não podem sequer imaginar – com o tempo irei contar tudo!

Somos uma pequena equipa de 3 pessoas. Eu sou o programador e web designer e toda a plataforma ficou a meu cargo. Temos também a minha cofundadora que é uma pessoa com uma inteligência incrível e o suporte de marketing e comunicação (e quase tudo o resto, pronto) e, há cerca de 3 meses, uma estagiária muito talentosa que se está a integrar aos poucos na elevada exigência do projeto. Depois temos um grupo de pessoas espetaculares que têm colaborado o mais que podem e que se irão juntar ao projeto assim que seja financeiramente possível e, claro, temos TODOS os nossos utilizadores! Portanto, corrijo, não vamos ser uma equipa de 3 mas sim uma equipa de milhares ou milhões! Criámos o mais apaixonante motor de colaboração do mundo, mas falarei disso mais tarde, noutra publicação. Estamos a criar isto a partir da sala da minha casa, é a nossa “garagem”, foi a forma que arranjámos para esticar o dinheiro. Financiei o projeto com todo o dinheiro que fui ganhando ao longo da vida e com uns trabalhos que vou fazendo para podermos comer (de vez em quando tem de ser ahaha). Investidores? Que longa história! Também iremos contar, mas hoje não.

Já agora, já era hora de anunciar quando é que isto vai ser lançado não é? E se leste até aqui mereces saber! (eu não acredito que nenhum dos meus 2 leitores chegue até esta parte do texto, aliás, estava até a pensar usar este parágrafo para guardar passwords e os meus números de cartão de crédito ahaha). Então cá vai, o magnífico, maravilhoso e fantástico Soccial vai ser lançado no dia 23 de março (de 2015!! Ahahah). Se ainda não estás registado ou ainda não pediste o teu convite, fá-lo agora, é que a lista de espera está a ficar bem composta e nós só vamos poder lançar convites gradualmente ou então aquele tal dinheiro que vos falei que usava para comer vai ter de servir para sustentar os servidores ahah.

Para quem não sabe, o Soccial é uma rede social que irá permitir encontrar todo o melhor conteúdo da Internet e de tudo o que está à nossa volta de acordo com os gostos, localização e personalidade de cada utilizador (sim, isto é verdade!). Basicamente, queremos pegar no melhor conteúdo na Internet e em tudo o que está à nossa volta como lojas, produtos, serviços e muito mais e arrumá-las de acordo com as particularidades de cada utilizador. Vamos revolucionar o conceito de rede social e de pesquisa!

Já conhecias o antigo Soccial? Esquece-o! A revolução (positiva) da Internet vai começar agora!! Agora não, no dia 23… Deixo-vos só um pedido, partilhem o Soccial, façam like na página, sigam-nos no twitter, contem aos vossos amigos que tomaram conhecimento da próxima revolução na Internet! Não se esqueçam, não somos uma equipa de 3, somos umas equipa de milhares :). O que estamos a criar é vosso e vai evoluir tendo sempre isso em conta! Conto convosco para criarmos a melhor comunidade do mundo e arredores!!

Comments

comments

4 pensamentos em “Sobre mim e sobre o Soccial – Parte 1”

  1. Descrição fantástica!! Confirmo cada palavra aqui escrita e mais acrescento que isto é uma pequena amostra, quer desse percurso pessoal, quer da aventura que tem sido erguer o Soccial! Mas haverá tempo para contar muito, muito mais, desta longa história, tão louca quanto interessante, que acabou por se tornar a grande história das nossas vidas 🙂

  2. Grande paixão! Parabéns Sr Paulo ou mirth, para os antigos amigos 🙂
    Tenho certeza que tudo correrá como sempre sonhaste 🙂 beijinhos para a equipa 🙂

    1. Bem…com toda a paixão, persistência e determinação que eu vejo nestas palavras e também na vossa vida, isto só pode correr bem! Vocês são fantásticos e vão poder mostrar o resultado do tremendo esforço que tem pautado a vossa vida nestes últimos anos. Boa sorte! Porque vocês merecem… Sejam muito felizes!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.